O que é o Local Search ou Busca Local?
A resposta para essa pergunta é simples: Local Search são os resultados apresentados na Busca do Google (SERP) onde são exibidos mapas das proximidades ou da região pesquisada pelo usuário.Porque minha empresa deve aparecer no Local Search ou Busca Local?
Sua empresa vai ser exibida para os usuários que estão procurando pelo seu produto ou serviços, e além disso é GRATUITO. Outraponto importante é a posição onde os resultados são exibidos, normalmente abaixo dos anúncios nas primeiras posições, com isso a conversão de clique é muito maior.Veja abaixo um exemplo de busca por RESTAURANTES onde o resultado mostrado é um mapa ao lado direito com pontos vermelhos e abaixo dos anúncios a localidade de cada um:
Veja abaixo um gráfico com dados importante feito recentemente:
Técnicas para ficar bem posicionado na Busca Local ou Local Search:
- 1. Faça sua inscrição no Google Places
- A inscrição é rápida, fácil e gratuita. Basta fazer login com sua Conta do Google e confirmar que você é o proprietário. Faça a descrição mais completa possível, coloque url (endereço do site), fotos dos produtos, o logotipo da empresa, telefones, utilize palavras-chave na descrição, etc.
- A inscrição é rápida, fácil e gratuita. Basta fazer login com sua Conta do Google e confirmar que você é o proprietário. Faça a descrição mais completa possível, coloque url (endereço do site), fotos dos produtos, o logotipo da empresa, telefones, utilize palavras-chave na descrição, etc.
- 2. Cite no conteúdo do site a Região que sua empresa atua
- Na Home do site exponha seu endereço e telefone, assim você mostra ao seus cliente onde e como te encontrar.
- Na Home do site exponha seu endereço e telefone, assim você mostra ao seus cliente onde e como te encontrar.
- 3. Cadastrar em Guias de Empresas
- O Google utiliza estas referências em seu banco de dados de sites. Exemplo: Guia Mais, Apontador, Telelistas, Guias Estadão, iLocal.
- O Google utiliza estas referências em seu banco de dados de sites. Exemplo: Guia Mais, Apontador, Telelistas, Guias Estadão, iLocal.
- 4. Citações ou Reviews de clientes
- As citações ou reviews são as menções (opiniões) feitas sobre o seu estabelecimento, seus produtos e serviços por clientes, e podem ser acessadas na página do próprio negócio no Local Business Center. Os comentários e resenhas são de grande importância para o perfil do estabelecimento, pois agregam credibilidade ao mesmo.
Não deixe de solicitar aos seus clientes que deixem reviews em sua página. Você pode oferecer algum desconto, bônus ou brinde para o cliente que criar o review.
- As citações ou reviews são as menções (opiniões) feitas sobre o seu estabelecimento, seus produtos e serviços por clientes, e podem ser acessadas na página do próprio negócio no Local Business Center. Os comentários e resenhas são de grande importância para o perfil do estabelecimento, pois agregam credibilidade ao mesmo.
- 5. Utilize o Schema.org para ajudar o Buscador
- O Schema.org é uma iniciativa dos buscadores em criar uma padronização para o código para sites. Com ele foi criado uma Tag para identificar o endereço da empresa. Abaixo veja um trecho de código HTML utilizando o Schema.org no endereço:
<div itemscope itemtype=?http://schema.org/LocalBusiness?>
<div itemprop=?address? itemscope itemtype=?http://schema.org/PostalAddress?>
<span itemprop=?name?>Nome da Empresa</span>
<span itemprop=?streetAddress?>Rua dos Viana, 4321 ? Baeta Neves</span>
<span itemprop=?addressLocality?>São Bernardo</span>,
<span itemprop=?addressRegion?>SP</span>
<span itemprop=?postalCode?>12345-789</span>
</div>
<span itemprop=?telephone?>(11) XXXX-XXXX</span>
<a href=?mailto:[email protected]? itemprop=?email?>[email protected]</a>
</div>
Importante: Sempre manter o endereço no rodapé de todas as páginas do site utilizando o mesmo esquema.
Dúvidas acesse: http://schema.org/PostalAddress.
Conclusão
Aparecer nas Buscas Locais é de extrema importância para sua empresa e seu site, pois isso pode apresentar vendas e visitas de alta qualidade, além de posicionar seu site nas primeiras páginas dos buscadores. Então não deixe de fazer uso do cadastro em ferramentas como o Local Business Center do Google, além de usar técnicas de otimização de sites para buscas locais.Entre em contato pelo telefone 11 2374-1464
Compartilhe:
ENTRE EM CONTATO PARA QUE UM ESPECIALISTA POSSA ANALISAR SEU SEGMENTO. IREMOS FORNECER UMA PROPOSTA COM EXCELENTE CUSTO X BENEFÍCIO.